domingo, 16 de abril de 2017

Justificados por graça e fé


Ser justificados por graça e fé é como receber um grandioso presente e aceitá-lo de braços abertos. Esse presente nós recebemos das mãos do nosso criador, o qual conquistou por nós a vida eterna e a salvação por meio de sua ressurreição. Nas palavras bíblicas do Evangelho de João cap. 20, Jesus Cristo diz: “Por que você me vê, então você crê. Bem aventurados os que não viram e creram”.
Nessas palavras nos damos conta de que Deus se revela através do Evangelho, fortalecendo-nos na graça e na fé. Conforme as palavras de Efésios 2.4-8, nós luteranos confessamos que somos aceitos por Deus, ou seja, justificados unicamente através de sua graça, mediante a fé. Graça é a palavra usada para expressar a misericórdia, o perdão de Deus que nos são oferecidos por meio de Jesus Cristo.
Queremos imaginar uma pessoa que está imersa na lama. Ela não consegue sair por si mesma, necessita de alguém de fora para ajudá-la, lhe jogando uma corda. É preciso, no entanto, que a pessoa segure a corda que lhe está sendo lançada. Esta lama, por sua vez, representa o pecado que insiste em afastar a humanidade de Deus. Por nós mesmos afundamos e perecemos em nossas fraquezas. Precisamos de alguém que nos ajude e tire desta situação.
Este alguém é Deus que está constantemente presente em nossa vida, o qual nos constitui como seres humanos que são a sua imagem e semelhança. O maior e melhor presente Deus nos concede quando entrega o seu próprio Filho por amor à humanidade. Nas palavras de 1 Timóteo 2.4 nós lemos que Deus deseja a salvação de todas as pessoas, por isso é que Ele enviou seu Filho para nos libertar. Quem de nós seria capaz de tamanho amor pelo bem dos outros?
Jesus morreu na cruz, para que nós, os pecadores, pudéssemos receber o perdão de Deus e a nova vida mediante sua graça. Somos chamados e capacitados por Deus a viver uma vida de fé, a qual se renova a cada novo dia por meio da multiforme graça de nosso Senhor e Salvador.
Nas palavras de Romanos 3.23-24 fica claro que somos salvos unicamente pela graça de Deus mediante a fé. Por sua vez, a palavra bíblica também nos ensina que fé sem obras é morta. A fé no Cristo crucificado e ressurreto é que nos faz sair do nosso próprio egoísmo e ir em direção ao outro, permitindo assim que Cristo seja o nosso guia, o que por sua vez, nos torna justos diante da graça e da fé no criador e doador da vida. A fé em Cristo Jesus faz de nós pessoas melhores e capazes de reconhecer que somos simultaneamente justos e pecadores, no entanto, carecemos do perdão e da misericórdia de Deus.
Somos, portanto, desafiados a perdoar e olhar com misericórdia ao irmão na fé, na confiança de que o verdadeiro galardão, ou seja, o presente tão almejado por todos nos vem através de Cristo Jesus, que nos torna pessoas justificadas por sua graça através da fé.
Para refletir leia Romanos 3.21-31.
Pa. Mônica Barden Dahlke

Nenhum comentário:

Postar um comentário