segunda-feira, 23 de abril de 2012

Frutifique Onde Está.


Texto: João 15:1-16

Introdução: O Senhor Jesus nos escolheu, nos salvou e nos enviou para produzirmos muitos frutos; frutos que permaneçam para a vida eterna (João 15:16).
Glorificamos a Deus o Nosso Pai produzindo muitos frutos e essa é a maior prova que somos discípulos do Senhor Jesus (João 15:8).
Onde estamos devemos frutificar, essa é a vontade de Deus para conosco.
A condição para frutificar é permanecer na Videira Verdadeira – Jesus.
1. A PESSOA FAZ O LUGAR FRUTIFICAR.

a) Não é o lugar que faz a pessoa; é a pessoa que faz o lugar... (Atos 17:24-26). Alguns dizem: “o problema é que estou morando no lugar errado; casado com a pessoa errada, na cidade errada, na igreja errada...”

b) Vivendo e andando com Deus, aprendemos que sejam quais forem as situações, condições ou circunstâncias em que nos encontremos, Deus está sempre pronto para nos dar o Seu melhor.
Ex: No meio do deserto Moisés tirou água da rocha (Êxodo 17:6; I Corintios 10:4)).
c) Permanecendo em Cristo você pode frutificar em qualquer lugar. (João 15:5)
Ex: O apóstolo Paulo – quando foi lançado na prisão, ali ele produziu, escrevendo cartas para as igrejas, frutos inspirados que cobrem boa parte do Novo Testamento.
Paulo não murmurava, nem reclamava, ele produzia frutos onde estava, porque aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação (Atos 16:23-31; Filipensess 4:11).
d) Se você está vivendo um momento difícil em circunstâncias que preferiria que não existissem. Assim como não se pode julgar um livro pela sua capa, também não olhe as circunstâncias pela aparência – olhe além das circunstâncias, veja Jesus. Toda situação pode ser boa, se Deus estiver nela.
e) Deus colocou você onde está, porque Ele sabe que você pode frutificar, todos os recursos e promessas do Senhor estão à sua disposição agora mesmo (Romanos 8:17; Lucas 15:31; João 15:7).

2. NÃO IMPORTA ONDE VOCÊ ESTÁ E SIM O QUE VOCÊ É EM CRISTO (I Corintios 6:17).
a) Foi Deus quem colocou você onde você está e Ele não errou ao colocá-lo nesse lugar. Ex: os santos da casa de Cesar (Filipenses 4:22).
b) A pessoa é que toma a decisão de frutificar e de fazer isso para a glória de Deus. A semente que cai em boa terra produz muito (Mateus 13:8, 23).

c) Prosperidade, sucesso e frutificação não dependem do lugar – dependem da atitude correta daqueles que amam a Jesus.
Exemplo: As pessoas que mais marcaram a história da humanidade não viveram nas grandes cidades que conhecemos hoje...
d) Permaneça na videira verdadeira e o seu sucesso espiritual está garantido em todos os sentidos, por meio daquele que nos ama; Jesus. (João 15:7,9).
e) Creia em Jesus como está escrito na Bíbli, rios de água viva fluirão do seu interior e nada poderá detê-lo. (João 7:38).
f) Você começará a frutificar onde está, no momento que crê com fé que Deus não cometeu engano, quando o colocou onde você está agora. (Atos 17:24-26; João 15:16).
g) Onde você está agora mesmo há grandes possibilidades criadas por Deus para você frutificar. Tome a decisão de ajudar pessoas que estão próximas de você...
Ex: O navio que veio do oriente e nas proximidades do litoral da América do Sul estava sem água potável... ao pedirem água para outro navio que passava próximo, a resposta foi: “desçam os baldes onde estão.”... eles estavam no meio da larga corrente de água doce que a força das águas do rio Amazonas leva para o oceano.

3. O SEGREDO PARA FRUTIFICAR É PERMANECER EM CRISTO E APROVEITAR AS OPORTUNIDADES (João 15:5, 7, 16).
a) Mais importante do que conhecer Jesus é permanecer n’Ele até o fim (João 15:1-7).
b) Aquele que conhece a Cristo e não dar fruto é cortado pelo Pai (João 15:2).

c) Aquele que não permanece em Cristo será lançado  fora, sofrerá perdas eternas (João 15:6).

d) Aquele que permanece em Cristo produz muitos frutos (João 15:5).
e) A melhor maneira de glorificar a Deus Nosso Pai é frutificando muito (João 15:8).
Ex: Os apóstolos Pedro e João (Atos 2:14-47).
f) Deus tem um propósito para cada pessoa em cada lugar. Para Deus todas as pessoas são valorosas, preciosas e muito amadas.

g) Não é o que acontece a você, mas como você reage ao fato, que determina se você frutificará onde está ou não... depende de sua atitude em relação a Cristo e às pessoas.

CONCLUSÃO
Você pode frutificar exponencialmente, exatamente no lugar onde está, se você permanecer em Cristo, confiando n’Ele de todo o seu coração.
Comece agora mesmo a frutificar onde você está. 
Em lugar de jogar seus sonhos e alvos na cesta de lixo, jogue fora a cesta de lixo e ponha em seu lugar um taco de baseball. Então, golpeie cada problema com oração, jejum, com a Palavra de Deus, confiando pela fé no Senhor, permanecendo em Cristo e no Seu amor, você frutificará.
Você não pediu para nascer. Não escolheu seus pais, nem a cor de sua pele, sua pátria, talvez mesmo morar aqui em Marilia, mas Deus escolheu você em Cristo, para que você produza muito fruto (João 15:16). Tudo isso porque ele te ama muito, e a boa obra que Ele começou em você irá completar (Filipenses  1:6).
Frutifique onde você está para a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário