terça-feira, 24 de abril de 2012

O Poder da Unidade


Texto: Neemias 4:1-20 INTRODUÇÃO: Logo que a construção começou, a oposição se levantou. O capitulo quatro de Neemias é um resumo do que aconteceu durante a construção dos muros de Jerusalém. Sempre que o povo de Deus se levanta para fazer a sua obra, isso incomoda o inimigo. Sempre que a igreja de Jesus se levanta para cumprir a grande comissão dada por Ele, o inferno se agita, o mundo se levanta e há conspiração contra a igreja de todas as forças aliadas do mal...diante disso o povo de Deus precisa estar unido, no mesmo propósito, na mesma fé e na mesma visão.
1)O PROGRESSO DA OBRA DE DEUS PROVOCA A IRA DO INIMIGO (Neem.4:1)
a) Os inimigos se unem para tentar paralisar a obra de Deus, há uma orquestração contra Deus e sua igreja na terra (Neem.4:7,8).  

b) A nossa arma mais eficaz é a oração, que é a coisa mais pratica que podemos fazer nos momentos de crise, mas ela não substitui  a ação. A oração nos leva a ver o problema da perspectiva de Deus e nos faz recobrar o ânimo para trabalhar (Neem 4:4-6).
  
c) Fomos chamados para fazer a obra de Deus apesar da oposição, devemos concentrar-nos em Deus e na sua obra, então, não teremos tempo para sermos distraídos pelo inimigo (Neem. 4:6,6:3).

d) Os inimigos procuram usar duas estratégias: A confusão – que visa distrair o povo e tirar os nossos olhos do foco (Neem.4:8). A segunda estratégia do inimigo é o ataque (Neem. 4:8). Eles queriam causar confusão e matar os judeus e assim paralisara a obra (Neem. 4:11).
Essas duas estratégias são usadas contra a igreja de Jesus hoje.

e) Neemias enfrentou essa situação com oração e vigilância, numa estreita conexão entre o céu e a terra, confiança e boa organização, fé e obras (Neem. 4:9). Muitos caem porque deixam de vigiar. Exs: Sansão caiu não diante de um exercito, mas no colo de uma mulher... (Juízes 16:19-21); Davi, não perdeu a mais importante batalha da vida no campo de guerra, mas na cama do adultério(IISam. 11:1-5).

f) O inimigo tenta paralisar a obra provocando desânimo interno (Neem. 4:10).Problemas internos são mais perigosos do que problemas externos. Guarde os ouvidos do que os inimigos estão dizendo, o povo de Israel estava guardando os muros da cidade, mas não estavam protegendo os ouvidos dos boatos dos inimigos (Neem. 4:12).

g) Diante das ameaças do inimigo, temos que nos lembrar do Senhor nosso Deus, não ter medo, lutar por nossas famílias e fazer a obra com os olhos em Deus e não no inimigo (Neem. 4:13,14). O segredo da vitória continua é mantermos sempre nossos olhos em Deus e caminharmos unidos em Cristo Jesus.
2)EM UNIDADE TEMOS QUE CONTINUAR FAZENDO A OBRA DE DEUS, APESAR DA OPOSIÇÃO DO INIMIGO. (Neem. 4:15-23).
a) Volte à obra de Deus e faça sua parte, os anjos não podem fazê-lo. Volte ao trabalho, volte a envolver-se, você está envolvido em um projeto eterno, ninguém pode ficar no seu lugar.

b) Mantenha as mãos ocupadas e os olhos abertos, trabalhe e vigie. Ação, oração e vigilância precisam caminhar de mãos dadas (Neem. 4:16-18).

c) Afine seus ouvidos à voz do alerta para que quando ele soar você prontamente atenda e junte-se aos demais na mesma batalha. Esteja atento contra os lobos vorazes (Atos 20:29,30; Neem. 4:18).

d) O trabalho de Deus exige dedicação, esforço, suor, constância, paciência, submissão, humildade, dependência...trabalhe o máximo que você puder para Deus (Neem 4:21; João 21:15-17), se quisermos ver a salvação de muitas vidas, a reconstrução das famílias, o avivamento da igreja, a sociedade curada, temos que trabalhar muito para o Senhor, com uma só fé, um só propósito, uma só visão.

e) Confie em Deus, mas seja cauteloso. Fé não é presunção. Confiança em Deus não anula prudência. Por isso fazemos seguro do carro, da casa, colocamos trancas na casa... A guerra espiritual não tem tréguas... (Neem. 4:20-23).

f) Batalhe, mas saiba que a vitória vem de Deus. Deus é quem frustra os planos do inimigo. Deus é quem peleja por nós. Deus é quem desbarata os nossos inimigos. Ele é o nosso defensor, Dele vem a nossa vitoria, por isso, toda glória deve ser dada somente a Deus (Neem 4:15,20; Num 10:35,36; Isaias 54:17)
3)PRECISAMOS DE UNIDADE PLENA, PORQUE GRANDE E EXTENSA É A OBRA (Neem. 4:19).
a) A missão que Jesus começou, agora é a nossa missão (João 20:21).

b) Unidade plena é todos nós como igreja de Cristo, sentir igual, falar igual, fazer igual, todos envolvidos na mesma Missão, todos seguindo o modelo – O Senhor Jesus Cristo (João 13:15; 14:12; II TIM. 2:2; Fil 1:27; I Ped. 2:21; I Jo 2:6).

c) Unidade plena é todos na mesma VISÃO, na mesma MISSÃO, no mesmoFOCO: JESUS CRISTO, FAMÍLIA, IGREJA.

d) Unidade plena é ter todos as mesmas prioridades na semana: CULTO DE CELEBRAÇÃO, TADEL, CÉLULAS, DISCIPULADO – M.D.A, MINISTÉRIO COM FAMÍLIAS.

e) Unidade plena é ter todos a mesma paixão: ALMAS.

f) Unidade plena é ter todos o mesmo amor, o mesmo pensamento, o mesmo sentimento, falar todos a mesma coisa, o mesmo compromisso de honrar a oração de Jesus por nós (João 17:11,20-23; I Cor. 1:10; Atos 4:32; Fil. 1:27).

g) Unidade plena é todos nós fazendo o nosso melhor para glorificar o nome mais preciso do universo: JESUS CRISTO .
h) Unidade plena é ser leal a Cristo e aos irmãos, como membros da família de Deus na terra.

i)A obra que está em nossas mãos é muito grande, é uma missão quase impossível aos olhos humanos, mas se vivermos em unidade triunfaremos, não haverá impossível para esta igreja (Gên. 11:6; Luc. 1:37).
CONCLUSÃO
Nosso compromisso é com a unidade plena como corpo de Cristo. Somos uma só igreja, temos a mesma visão, a mesma missão, a mesma fé, o mesmo amor, o mesmo foco: Jesus, família, igreja, uma paixão: Almas.   
Temos que fazer a obra do Senhor com humildade, como servos servindo aos que servem... o orgulho provoca divisão, a humildade em unidade atrai a presença de Deus, a benção e a vida para sempre.
Deus nos quer com a toalha e a bacia, lavando os pés uns dos outros, não com a espada na mão mutilando o próximo... ( João 13:1-17; 18:10,11).
A verdadeira grandeza Cristã está em fazer o que Jesus fez, servir como Ele serviu, andar como Ele andou, viver como Ele viveu. Entrar nesse padrão é viver o estilo de vida de Jesus. 
Temos o compromisso de ser um com Cristo e com os irmãos.
Ação pratica – tira a poeira dos sapatos do irmão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário