sexta-feira, 27 de abril de 2012

O Poder de Nossas Palavras


Textos: Provérbios 18.21; Lucas 6.45; Efésios 4.29

Introdução: Há um poder incrível em nossas palavras; tanto é assim, que as palavras não somente influenciam o corpo por meio do cérebro, como também podem transformar outras pessoas, as circunstâncias e também o futuro. Isso quer dizer que as palavras são como o volante que determina a felicidade ou a infelicidade de nossa vida. Nossas palavras podem mudar a vida de outras pessoas, por isso, em lugar de criticar esforce-se sempre em elogiar e motivar outros, com o fim de ajudá-los a serem bem-sucedidos.

1 – PALAVRAS DE MOTIVAÇÃO E ELOGIO TEM O PODER DE TRANSFORMAR AS PESSOAS. (Romanos 15:14).
a) Motivar e elogiar o ponto forte das pessoas faz com que elas se concentrem em suas virtudes e isso leva as pessoas a atingirem o máximo do seu potencial em Cristo. Ex: O chamado de Gideão (Juizes 6:11-14).
 Essa é a razão porque na infância as crianças precisam ter bons pais e bons professores, que ressaltem os pontos positivos que ajudem as crianças a desenvolverem o máximo de seu potencial e sonharem grandes sonhos...

b) Todas as coisas são resultados da atitude que se toma e das palavras que pronunciamos.

c) As palavras negativas fazem com que o futuro das pessoas, da família, da nação torne-se triste, obscuro, negativo, incerto e até derrotado.

d) Precisamos mudar o nosso vocabulário, em lugar de dizer: “eu morro”, “não posso”, “não dá”, “é impossível”; devemos dizer: “é possível”, “tudo posso naquele que me fortalece”, “eu posso fazer isso”.
Faça a lista de nunca mais:
Nunca mais direi “não posso”... (Filipenses 4.13).
Nunca mais direi “não tenho”.... (Filipenses  4.19).
Nunca mais direi “tenho medo”... 
(2 Timóteo 1.7).
Nunca mais direi “sou fraco”.... (Salmos 27.1;Daniel 11.32).
Nunca mais direi que “satanás tem poder sobre minha vida”... 
(1 João 4.4).
Nunca mais direi  “estou derrotado”... (2 Coríntios 2.14).
Nunca mais direi “estou condenado”... (Romanos 8.1).

e) Nossas palavras tem o poder de influenciar, de dar vida ou destruir a vida de outras pessoas, por isso, devemos procurar fazer uso correto das palavras (Efésios 4.29).
2 – NOSSAS PALAVRAS TEM UMA ESTREITA RELAÇÃO COM NOSSOS PENSAMENTOS (Lucas 6.45)
a) Não podemos separar as palavras dos pensamentos, porque as palavras do homem são moldadas pelos pensamentos.

Ex: Davi fez uso de seu pensamento e de suas palavras de acordo com a orientação Divina, o resultado foi uma vida de sucesso....(1 Samuel 17.34,35)
Se vencermos a batalha travada na mente, venceremos na batalha real, se porém, perdemos a luta travada em nossa mente, perderemos a luta real.
Davi já havia vencido a batalha da mente e assim, pôde vencer também a batalha contra o gigante Golias (1Samuel 17.46,47). Davi era apenas um jovem com menos de 20 anos, mas pensava com um gigante da fé, portanto, sua boca proclamava palavras de vitória. O pensamento, a fé, a confissão da palavra e ação prática fizeram de Davi o grande vencedor.

b) O que nos leva a pensar, falar, sentir e agir de acordo com a palavra de Deus?

 Arrependimento – É mudança de coração de mente – Metanóia. Esse é o princípio para estar em paz com Deus; para que o Espírito Santo coloque em nossa boca as palavras de fé... (Atos 2:38,39).

 Identidade – Você precisa ter certeza absoluta de sua identidade – Santo filho de Deus. (I Corintios 6:17; João 1:12).

A Cruz de Cristo – Firmar-se no fundamento que se encontra na redenção da Cruz de Cristo e de tudo o que Ele conquistou para nós. (Gálatas 2:19, 20)

c) Quando transformamos nosso pensamento e linguagem pelos pensamentos e linguagem da Palavra de Deus em fé, isso influencia positivamente o nosso futuro e nos guia para uma vida de bênçãos e milagres.

d) A boca fala do que o homem guarda em seu coração (Lucas 6.45).
3 – DECLARE PALAVRAS DE FÉ E EXPERIMENTE MILAGRES (Marcos 9.23; Lucas 1.37).
a) Fé não se origina de fora para dentro, é uma decisão do coração.

b) Fé é tomar a decisão de crer, confessar com a boca e agir a até sua plena realização. Fé é tomar como verdadeira a Palavra de Deus, obedecê-la e agir com perseverança até o milagre acontecer.


Ex: Moisés orando antes do Mar Vermelho ser aberto... (Êxodo 14.15-16).

Ex: Josué e o povo de Israel antes de atravessarem o rio Jordão (Josué 3.13).

c) A confissão da Palavra de Deus em fé, produz milagres porque há dois mil anos Jesus Cristo, venceu o mundo, o pecado, o diabo, as doenças, e todas as coisas na Cruz do Calvário.

Ex: O Centurião (Mateus 8.5-13).

d) Confesse a Palavra de Deus em fé por meio da oração no tempo passado. A oração no tempo futuro é acompanhada de incertezas: “creio que salvarás”, “creio que curarás”, “creio que me abençoarás”.
As bênçãos divinas na sua maioria absoluta são dadas em Cristo Jesus, então, temos que orar no tempo passado: 
“Deus me perdoou há dois mil anos atrás”, “eu fui curado”, “Deus me abençoou faz dois mil anos, portanto, sou um homem abençoado”; O Senhor Jesus morreu e ressuscitou há dois mil anos, portanto, por intermédio de Cristo, creio que morri e ressuscitei (Romanos 6.6; Efésios 2.4-6; 1 Pedro 2.24).
e) Aceite pela fé o que Deus fez em Cristo Jesus, creia que já aconteceu e confesse para que isso mesmo se manifeste em sua vida agora mesmo. Isso é liberar o milagre por meio da linguagem da fé na Palavra de Deus.

Ex: O Senhor Jesus Cristo diante do túmulo de Lázaro, Ele agradeceu ao Pai antes de ver o milagre acontecer (João 11.41).
CONCLUSÃO

Deus perdoou os nossos pecados em Cristo Jesus; Ele levou sobre si as nossas maldições, nossas enfermidades, nosso pecado, nossas debilidades. Na vida enfrentamos aflições e turbulências, mas Jesus já venceu todas elas, por isso, devemos pensar, falar e agir como pessoas vitoriosas, mesmo enfrentando dificuldades e problemas. A fé verdadeira vence com o poder de Deus todas as dificuldades. Comece a declarar a Palavra de Deus em todas as áreas de sua vida, seja abençoado e abençoe outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário