Em Êxodo 19.5, o Senhor diz ao seu povo que eles são Sua “Propriedade peculiar”. Essa palavra se aplica a nós hoje tanto quanto se aplicava aos filhos de Israel. Em João 3.18, Jesus disse a Nicodemos que aquele que acredita Nele jamais será condenado ( rejeitado). Talvez você não se sinta uma propriedade peculiar de Deus, ou até mesmo aceitável perante Ele, mas você é. Em Éfésios 1.6, Paulo diz que todos nós que acreditamos em Cristo fomos feitos “agradáveis a Deus no Amado” (ARC). Isso deveria nos dar um senso de valor pessoal e autoestima.
Lembro-me de estar em uma fila para receber oração e de ouvir uma mulher próxima a mim dizer ao pastor que ministrava sobre ela o quanto ela se odiava e se desprezava. O pastor foi muito firme com ela e a repreendeu severamente, dizendo: “O que você pensa que é? Você não tem direito de se odiar. Deus pagou um preço alto por você e pela sua liberdade. Ela a amou tanto que enviou Seu único filho para morrer pro você, para sofrer em seu lugar. Você não tem o direito de sentir ódio e refeição por si mesma. Sua parte é receber o que Jesus morreu para lhe dar!”.
A mulher ficou chocada. Eu também fiquei chocada, apenas ouvindo. Mas às vezes é preciso uma palavra forte para nos fazer perceber a armadilha que Satanás armou para nós. Você não tem apreço por si mesma e minimiza seu próprio valor? Com certeza, você é uma pessoa valiosa; de outra forma, seu pai Celeste não teria pagado um preço tão alto pela sua redenção