quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TIAGO, O IRMÃO DO SENHOR

O livro de Atos registra, no capítulo 15, versículo 13, que Tiago presidiu a uma reunião dos apóstolos, quando surgiu a questão dos "judaizantes". Ele era o pastor da primeira igreja evangélica do mundo, na cidade de Jerusalém.

Era um homem de firmes
convicções e muito prático, que queria ver o trabalho do Senhor crescer com o trabalho dos crentes. Tiago deixou uma carta escrita que está no Novo Testamento e tem o seu nome.

Nessa carta, aconselha o crente a ser firme e a trabalhar com verdadeiro espírito cristão. Diz a tradição que Tiago era homem de muita oração: passava horas orando e pedindo ao Senhor que o orientasse.

Um dia, no esforço de combater os crentes, o sumo sacerdote Anano trouxe-o à porta do Templo, e, diante da multidão, mandou que ele declarasse vã a sua fé e o nome de Jesus.

Então Tiago colocou-se diante da multidão, de modo que fosse visto por todos e gritou a plena força de seus pulmões:

-Jesus Cristo vive e reina!

Diante disso, o sumo sacerdote ordenou que ele fosse morto por apedrejamento.

"Digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus" (Lc 12.8,9).

CARTA ESCRITA POR UM CRENTE CERCA DO ANO 200 d.C.

images (9)"Os crentes não se distinguem do resto da humanidade por considerações como pátria, idioma, ou costumes. Vivem em seus próprios países, mas como forasteiros. Assumem todas as responsabilidades como cidadãos; sofrem tudo como estrangeiros. Passam a vida na Terra, mas são cidadãos do Céu. Obedecem às leis estabelecidas, mas em suas vidas cumprem além do que as leis estipulam. Amam a todos os homens, e por todos são perseguidos. Não são compreendidos, e sim condenados. São assassinados, e, no entanto, são vivificados.
"De modo geral, pode-se dizer que os cristãos são para o mundo aquilo que a alma é para o corpo. A alma está difundida por todas as partes do corpo, e os crentes estão dispersos pelas cidades do mundo. A alma habita no corpo, mas não pertence a ele; os crentes habitam no mundo, mas não fazem parte dele. A carne odeia a alma, e, embora esta não lhe faça mal, luta contra ela, posto que ela é impedida de desfrutar de seus prazeres..."
"Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa" (Jo 15.18- 20).

FALE MAIS COM DEUS

images (8)Uma senhora crente procurou o pastor da sua igreja. Era casada e seu marido não era crente. Contou ao pastor o seu drama, suas dificuldades.
- Ah! pastor..., tenho falado tanto de Cristo e não consigo fazer meu marido aceitar Jesus como seu Salvador...
- Minha irmã - disse o pastor, - fale mais com Deus a respeito do seu marido e menos com seu marido acerca de Deus.
"Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" (Fp 4.6,7).

UM CRENTE ESCONDIDO

images (7)Muitos rapazes trabalhavam juntos num escritório no centro do Rio de Janeiro; viviam em boa camaradagem, bom ambiente de trabalho: tudo transcorria em paz.
Um dia um dos rapazes chegou de manhã, todo entusiasmado, falando do Evangelho a todos e contando o sucesso do dia anterior. Estivera numa igreja evangélica, assistira ao culto e se convertera. Estava possuído de uma alegria contagiante: queria contar a todos a sua alegria: achava que todos os seus colegas deveriam se converter...
Mas dentre os colegas ele descobriu um que "já era crente". Trabalhava ali durante muitos anos seguidos, mas ninguém sabia que ele era crente!
"Vás sois a luz do mundo: não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" (Mt 5.14,16).

EU QUERO VER OS MEUS PAIS

images (6)Muitas vezes o dinheiro é pernicioso para a família. Uma menina rica tinha tudo o que precisava e até o que não precisava em matéria de conforto, mas a presença e o carinho dos pais, ela não tinha. Os pais viviam viajando, excursionando por todos os lados, conhecidos e desconhecidos; temporadas em lugares famosos, etc.
Em cada porto que chegavam, em cada lugar que visitavam, tinham o cuidado de comprar um lindo presente e mandar para a filha. Ela já não tinha mais lugar para guardálos, tal era a quantidade. Mas que contraste... Cada presente trazia para ela o agravamento da sua tristeza. E com inveja ela se lembrava das meninas pobres, cujos pais estavam sempre presentes.
"E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor" (Ef 6.5).

ESTA HARPA FOI FABRICADA POR MIM

images8Um velho músico em decadência, sozinho e doente, teve de vender a sua harpa para mitigar a fome de alguns dias. De pequenos expedientes que as últimas forças lhe permitiam, ia arrastando a sua triste existência.
Agora, próximo às comemorações do Natal, ele meditava no seu quarto frio. A fome o impeliu para a rua em busca de mais uma ajuda. Agasalhou-se como pôde, e saiu.
Uma casa iluminada o animou a pedir auxílio. Bateu e foi atendido por um cavalheiro que se condoeu do seu triste estado. Fê-lo participar da mesa e arrumou uma cama para ele no quarto onde guardava os trastes.
No dia seguinte, muito cedo, os moradores daquela casa ouviram acordes maravilhosos ao som de harpa. O dono da casa desceu e encontrou o velhinho dedilhando o instrumento, tirando aquele som maravilhoso.
O homem ficou admirado:
- Como o senhor pode tirar sons tão agradáveis desse instrumento?
O velhinho tinha lágrimas nos olhos. Fitou o anfitrião:
- Ah! meu senhor! Este instrumento não tem nenhum segredo para mim. Fui músico em minha mocidade. Eu mesmo construía os meus instrumentos. Esta harpa, reconheço-a, foi feita por mim.
"Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento" (Ec 12.1).

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

UMA CENA DE GRATIDÃO


images (4)O grande pregador Moody passava certa ocasião perto de um cemitério quando viu um homem junto a um sepulcro, colocando flores e chorando. Moody aproximou-se para consolar o desconhecido. Perguntou se ali estava enterrada sua esposa, seu pai, ou um filho amado.
- Não. Não é nenhum parente meu. Mas este sepulcro tem um grande significado para mim.
E contou a sua história:
- Durante a guerra civil fui convocado para servir. Como tinha família grande, consegui um substituto que foi em meu lugar. 0 amigo que me substituiu morreu na primeira batalha e está aqui sepultado. Agora eu venho uma vez por ano depositar uma coroa de;flores no seu túmulo.
"E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos, e onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?" (Lc 17.17,18).

FIDELIDADE

images (3)Um empregado foi despedido por seu patrão por afirmar que não poderia trabalhar aos domingos, por motivo de consciência:
- Ainda que conheça o regulamento da casa, ainda que o sustento da minha pobre mãe dependa do meu emprego, sinto que não posso trabalhar aos domingos. O senhor me desculpe! Então vá ao Departamento de Pessoal segunda-feira, para receber suas contas – disse o patrão.
Certo dia, conversando com um banqueiro que precisava de um empregado, o ex-patrão indicou o nome daquele que tinha sido despedido por não querer trabalhar aos domingos.
Recomendou-o considerando-o ideal para ser caixa no banco.
- Mas você o despediu, disse o amigo.
- Sim, eu o despedi, porque não queria trabalhar aos domingos, mas um homem que pode perder o emprego para não violentar a sua consciência e princípios, servirá muito bem como caixa e pessoa de confiança.
"Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?" (Lc 16.10-12).

QUANTO DINHEIRO VOCÊ TEM?

images (2)Um estudante, com dificuldades financeiras, não podia pagar a mensalidade. Precisava de 29 dólares e 75 centavos. Foi falar com o professor que era muito seu amigo.
Não iria pedir-lhe dinheiro, pois sabia que o professor também era pobre. Ele queria simplesmente valer-se de seus conselhos, da sua experiência, e sobretudo, de sua grande fé.
Contou-lhe o seu drama. Disse-lhe o professor:
- Oremos a esse respeito, mas diga-me primeiro. Quanto dinheiro você tem?
- Setenta e cinco centavos.
O professor devolveu o aviso de cobrança que o aluno mostrara, recomendando que escrevesse no verso: "setenta e cinco centavos estão para 29 dólares e 75 centavos, como cinco pães e dois peixes estão para cinco mil homens, mais mulheres e crianças".
Oraram e o aluno se retirou. No dia seguinte, voltou sorridente a encontrar-se com o professor. Tinha recebido o dinheiro de um modo inesperado e vinha efetuar o pagamento da mensalidade.
"De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas" (Mt 6.32b).

ESTA CASA É PARA VOCÊ

casaTrabalhando para seu patrão há muitos anos, um construtor recebeu dele mais uma incumbência:
- Vou fazer uma excursão, mas tenho confiança de deixá-lo construindo para mim  uma casa, cuja planta está aqui, pronta e aprovada. Compre o material, empregue os operários, enfim, cuide de tudo, que devo voltar dentro de alguns meses.
Amargurado e com uma ponta de inveja, o construtor, experimentando uma vingança, comprou todo material da pior espécie que existia e construiu a casa. Quando o patrão regressou estava prontinha, pintada por dentro e por fora, escondendo o material de péssima qualidade que foi empregado.
O patrão tinha planos ocultos para o destino da casa, mas os escondera até aquele momento. Chamou o empregado e disse:
- Você já é meu empregado há muitos anos. Tem sido bom empregado e pessoa de muita confiança e sou-lhe muito agradecido por tudo. E como prova do meu agradecimento quero lhe entregar as chaves da casa que construiu na minha ausência. A casa é sua!...
"Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos" (2 Tm 3.2)

ELA CONSEGUIU SALVAR O SEU LAR

images (1)Uma senhora crente com os atributos que acompanham a fé, viu seu marido cair nos braços de outra, deixando o lar e os filhos. Com extraordinária resignação, disse ao esposo:
- Leve a chave da porta que continuará aberta para a sua volta depois da decepção: sua esposa estará pronta para recebê-lo! Três meses depois, uma madrugada, a porta se abriu. Aquela heroína percebeu logo do que se tratava e ternamente disse:
- Pode entrar, sua esposa e seus filhos estão orando pela sua vitória.
"Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor!" (Sl 40.1).

O SALMO 23

imagesUm dos mais belos textos jamais escritos, senão o mais belo da literatura universal, é o Salmo n? 23, de Davi. Crê-se que Davi compôs esse belíssimo hino de louvor a Deus quando ainda moço, enquanto guardava o rebanho, no mesmo campo onde, mil anos mais tarde, outros pastores ouviram o coro angelical anunciando o nascimento do Salvador.
Não existe crente criança, moço, velho, que não conheça o Salmo 23, e que não tenha se valido dele em louvor ao Senhor. A. T. Beecher, assim se expressou sobre esse Salmo: "Este Salmo tem voado para cima e para baixo na terra, como um pássaro, cantando o mais doce cântico jamais ouvido.
Tem acalmado mais aflições do que todas as filosofias do mundo. Prosseguirá gorjeando para vossos filhos, para os meus, e para os filhos deles, até o fim do tempo. Quando tiver realizado sua missão, voará de volta para o seio de Deus, recolherá as asas e continuará para sempre, cantando no feliz coro daqueles que ajudou a levar para lá".
"O Senhor é o meu pastor, nada me faltará" (Sl 23.1).

A PORTA NUNCA SE FECHOU

Uma certa moça do Interior foi traída por um rapaz, enganada na sua confiança. Sua desdita corria de boca em boca e ela, envergonhada, fugiu para bem longe.
O adágio é que uma desgraça nunca vem só. Ela passou por toda espécie de sofrimento. Pior do que o homem, nessas situações, a mulher é discriminada na sociedade, no trabalho, nos estudos. Ela tornou-se um objeto, sem ter onde morar, sem emprego, perseguida. Por fim adoeceu, e morreria não fosse um bom samaritano que lhe conseguiu o dinheiro de uma passagem de retorno ao lar. Foi esta a última e mais acertada decisão.
Esqueceu a vergonha, esqueceu as tristezas que causara aos pais. Esqueceu tudo e voltou para casa. Ao se aproximar da residência ainda pensou em desistir, mas não podia mais.
Aproximou-se devagar, para entrar sem ser vista. Estranhou que a porta estivesse aberta.
Não conteve as lágrimas. Foi ter com a sua mãe.
Perdão, mamãe, pelo grande desgosto que lhe dei.
- Esqueça-se! - disse a mãe. - Desde a sua partida eu nunca fechei essa porta, na certeza de que você voltaria.
Abraçaram-se e choraram juntas. Agora era um choro de alegria.

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará".  

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa" (Gl 6.7; Ef 6.1,2).

A PEDRA REJEITADA

Conta-se que quando o rei Salomão se dispôs a construir o Templo, começou a preparar o material necessário. Cada coisa ia sendo colocada em determinado lugar para o início da construção. O material chegava já pronto para a obra. Pedras trabalhadas, tudo em boa ordem.
Eis então que dentre as pedras chegou uma bem diferente, de formato estranho. Os construtores experimentaram arranjar um lugar para ela e não o conseguiram. Desanimados, abandonaram-na num canto.
A construção durou sete anos. A pedra desprezada foi ficando coberta de pó e, por fim, a relva, crescendo, quase a escondeu. Quando a obra estava no fim, os construtores se viram em grande dificuldade. Faltava a pedra que encerraria a cabeça do ângulo. Alguém em boa hora lembrou-se da pedra rejeitada.
Elevada às alturas, foi perfeitamente adaptada ao seu lugar certo.

"A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se cabeça de esquina. Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos" (SI 118.22,23).

REENCONTRO DO PAI COM O FILHO PERDIDO

Pai e filho. Um é herói do outro. São inseparáveis. O pai anseia por um momento de folga para estar ao lado do filho. Certo dia marcaram uma pescaria juntos.
- Só nós dois papai. Não vamos levar mais ninguém. Feitos os preparativos na véspera, saíram bem cedinho.
Ainda sentiam a brisa da manhã quando se dispuseram a atravessar a floresta em direção ao rio.
- Cuidado, meu filho. Não se afaste demais, que você pode se perder.
O menino corria à frente, agarrava-se a um cipó, balançava-se e se adiantava demais. 0 pai tornava a aconselhar:
- Não se afaste muito. Você pode se perder.
Foi o que realmente aconteceu. O menino desapareceu.
O pobre pai, desesperado, começou a gritar pelo nome do filho. Nenhuma resposta.
Procurou... procurou... nada.
Já tinha perdido a esperança, ao cair da tarde, mas continuava gritando e procurando.
Foi então que obteve a resposta. Alguns segundos depois deu-se o reencontro. O pai, emocionado, segurava a mão do menino, enquanto dizia:
- Agora você não mais vai se perder. Não vou largar a sua mão.

"E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; e trazei o bezerro cevado; e matai-o; e comamos e alegremo-nos: porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se" (Lc 15.21-24). 52

E DEPOIS?

Um jovem idealista, entusiasmado com a sua própria vida, com sua matrícula garantida em uma faculdade, comentava com um crente:
- Como estou contente! Matriculo-me na faculdade este ano. O crente, instruído pela Palavra de Deus, aproveitou a oportunidade para falar-lhe sobre a sua salvação:
- Estou contente por você e pelo seu sucesso, mas que pretende depois de formado?
- Pretendo ser um médico famoso. Ganhar muito dinheiro.
- E depois?
- Depois? Depois pretendo amealhar o suficiente para a minha subsistência e da minha família.
- E depois?
- Bem, depois... Depois eu quero ter uma aposentadoria muito boa que me deixe viver despreocupado.
- E depois? - tornou a perguntar o crente.
Agora o jovem não achou mais resposta. É que todos os seus planos eram para esta vida efêmera.

"E direi d minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos:
descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?" (Lc 12.19,20).

UM CACHORRO HERÓI

Alguém me contou que um lenhador saiu para a floresta a cortar a sua madeira. A esposa foi à cidade fazer compras, e no berço ficou uma criança de poucos meses de idade.
Ambos, marido e mulher, iam voltar logo. Assim, não se preocuparam em deixar a criança sozinha.
O lenhador voltou primeiro. Entrando em casa encontrou os móveis revirados e tudo em desalinho. A um canto, o grande cão deitado, todo sujo de sangue. 0 homem, num instante, imaginou toda a cena que se teria desenrolado: "0 cachorro atacou o menino e o matou" - pensou. Sem pestanejar, tomou da espingarda e mirou na cabeça do pobre cachorro, e disparou.
Depois de ter matado o cachorro, correu para o quarto onde deveria estar a criança.
Realmente ela ali estava. Estava viva e sorridente por ver o pai, depois do tremendo susto que deve ter passado. É que ao lado do seu berço jazia uma onça, a qual o cachorro matara em defesa da criança.

"E nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido, mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" (Is 53.4b,5).

CONTRATO EM BRANCO

Uma missionária brasileira na África, encontrou ali uma moça que se convenceu de não haver outra alternativa senão aceitar Jesus. Compreendeu perfeitamente o plano de salvação, a razão da morte de Jesus, e o valor purificador do seu sangue: Compreendeu tudo, mas tinha alguns problemas difíceis a vencer antes de fazer a sua entrega total, o que confidenciou à missionária.
Inspirada por Deus, a missionária insistiu para que aquela moça confiasse plenamente:
- Creia que Deus vai resolver todos os seus problemas. Entregue-se a Ele inteiramente. Assine um contrato em branco e deixe que Deus preencha com as condições que Ele quiser. A moça assim fez e hoje é uma crente fiel.

"Deus é a minha fortaleza e a minha
força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho" (2 Sm 22.33).

Insensibilidade

Um pastor observou que dois irmãos muito amigos esta­vam se sentando separados na igreja. A partir de uma deter­minada época, os dois não mais conversavam. Ao notar a di­vergência, o pastor resolveu convocá-los para saber o que es­tava acontecendo. Descobriu que a causa da intriga fora moti­vada por uma cobra encontrada um dia quando os dois esta­vam indo à igreja.

É uma cascavel — disse um. O outro retrucou:
Não! É uma jararaca.
É cascavel.
É jararaca.
A discussão foi se acirrando até os dois perderem a comu­nhão.
Depois de saber o motivo, o pastor os aconselhou e conse­guiu o arrependimento. Os dois irmãos reconheceram o erro motivado pela serpente.
— Bem — disse o pastor — já que vocês reconhecem que
erraram, devem pedir perdão um ao outro e voltar à comu­nhão...
Porém um deles, de incontinente, retrucou:
— Olha, pastor, eu vou perdoá-lo; mas era uma jararaca,
tenho certeza!
)
Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas (Mt 10.16).

Juízo

Após sofrer um acidente com seu caminhão, o motorista saiu ileso, mas visivelmente assustado e quase incrédulo por ter se livrado da morte. Quando o policial rodoviário — um irmão e obreiro da Assembléia de Deus naquela região, no in­terior paulista — aproximou-se, o acidentado foi logo dizen­do, sem saber que o policial rodoviário era cristão:

— Pensei que ia morrer. A minha vida toda passou em
minha mente como se fosse um filme.

... anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo (Ec 11.9).

Necessidade do Momento

Uma mulher que morava sozinha estava doente e de cama. Sentiu muita sede, porém não tinha como se levantar. Estando sozinha, orou para que o Senhor enviasse alguém que lhe des­se de beber.

Enquanto isso, a irmã Maria Veloso Zacarias, esposa do saudoso pastor Florentino Zacarias (na AD Jales-SP), sentiu-se impulsionada para visitar àquela irmã. Como chovia muito, relutou em dar ouvido ao que sentia; todavia, seu sentimento foi tomado por um grande impulso que a levou a fazer aquela visita, mesmo sob chuva.
Quando chegou à casa da irmã doente, foi saudada com um "glória a Deus!", e pôde atender ao maior desejo daquela serva do Senhor, dando-lhe um copo de água. Como diz a Pa­lavra:

... mas o desejo dos justos Deus o cumprirá (Pv 10.24).

"O Amor É Forte como a Morte"

Na África, uma mulher deixou seu filho mais novo chorar de fome durante dias. Seu amor por toda a família fez com que ela selecionasse as melhores sementes, que serviam como re­forço alimentar, para o plantio. O menino passou dias choran­do, mas ela, mesmo angustiada com o choro do filho e o sofri­mento de toda a família, subtraiu aquelas preciosas sementes para investir no futuro de todos. Sabia que, ao comer aquelas sementes, não demoraria muito para que todos morressem, pois o suprimento não era suficiente, e acabaria logo, caso não fos­se reposto. Após a semeadura, ela poderia colher o suficiente para alimentar toda a família, até que pudesse buscar outros meios de subsistência. Assim, com sofrimento e amor, a mu­lher conseguiu salvar toda a família, até que seus filhos cres­cessem e pudessem ajudá-la na manutenção do lar.

E semeiam campos, e plantam vinhas, que produzem fruto abun­dante (Sl 107.37).

CONVIDAR SEMPRE

Um pastor, aconselhando sua igreja a convidar, contou a seguinte ilustração:
Havia em certa igreja um crente muito dedicado à evangelização pessoal.
Evangelizava, entregava folhetos, convidava, convidava, e insistia. Chegava a ser cansativo em sua insistência.
Próximo de sua casa, havia uma pequena alfaiataria. O atelier ficava num jirau, que se alcançava por uma escada de madeira. Ali o alfaiate pedalava a sua máquina o dia inteiro.
O crente entrou pela centésima vez porta a dentro e puxou conversa, renovou o convite para o culto da igreja naquele dia. O alfaiate que não estava bem-humorado, subitamente empurrou o crente escada abaixo dizendo:
- Desapareça daqui seu fanático!
O crente se levantou, ajeitou a roupa, olhou para cima e disse:
- Está bem, eu desapareço, mas o senhor vai à igreja hoje. Não vai?

"Que pregues a palavra a tempo e fora de tempo" (2 Tm 4.1).

ALEMBERT NÃO ERA O ÚNICO

Jean Le Rond d'Alembert, escritor, filósofo, e matemático francês, frequentava com
assiduidade o palácio de Lorena. Querendo atrair a atenção sobre si, irreverentemente
afirmou:
- Sou eu o único neste palácio que não crê em Deus e por isso não o adora.
- Engana-se - respondeu a princesa - o senhor não é o único neste palácio que não crê em Deus e nem o adora.
- Quem são os outros? - perguntou o sábio.
- São todos os cavalos, e os cães que estão nas cavalariças e nos pátios deste paço -respondeu a princesa.
- Assim, estou sendo comparado aos irracionais!?
- De modo algum, tornou a princesa. Embora os irracionais não tenham
conhecimento nem adorem a Deus, não têm a imprudência de se vangloriar disso.

"Disse o néscio em seu coração: Não há Deus" (SI 53.1a).

LIBERTE ESTE INDIGNO

Visitando um presídio, certa autoridade ia perguntando a cada um dos presos a razão da sua detenção. Cada um procurava provar que estava sendo injustiçado, mostrando-se inocente. Fez a mesma pergunta a um crente, e este respondeu:
- Estou aqui porque errei.
A autoridade chamou o encarregado do presídio e ordenou:
- Solte este homem, porque ele é indigno de estar aqui no meio de tanta gente boa.

"O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará, mas o que as confessa e
deixa, alcançará misericórdia" (Pv 28.13).

CULPA DOS PAIS

Um amigo me falou de sua própria experiência sobre pais que não souberam educar
seus filhos conforme ensina a Bíblia. Disse:
- Meus pais eram muito indulgentes comigo, e, desde a meninice, aprendi a impor
minha vontade contra o bom senso, até na realização dos meus desejos prejudiciais. Acabei
ficando desobediente, e com pouco respeito para com a vontade deles. Não quero ser injusto
no julgamento dos meus queridos pais, aos quais eu devo honrar, mas não posso deixar de
reconhecer a sua culpa por não me disciplinarem. Por causa de sua excessiva bondade, eu
tive de lutar comigo mesmo - depois que saí do seio da família -para aprender a distinção
entre os meus desejos egoísticos e a verdadeira justiça social. Se eu tivesse sido disciplinado
em casa, e restringido no exercício da minha própria vontade, estaria muito mais preparado
para adaptar-me às justas exigências do meio social. (Princípios de Ética para o Lar
Cristão, de A. R. Crabtree, página 17, da Casa Publicadora Batista, 2? Edição.)

"Não retires a disciplina da criança; porque, fustigando-a com vara, nem por isso
morrerá" (Pv 23.13).

A SUPERIORIDADE DE FILIPE DA MACEDÔNIA

Filipe II, rei da Macedônia, foi muito acusado por seus compatriotas de indigno de
ser rei, indigno de ser comandante, indigno mesmo de ser grego ou de ser considerado
nobre. No entanto, encontrava prazer em escutar a verdade, tão incômoda aos ouvidos dos
soberbos; dizia que os oradores de Atenas lhe tinham prestado um grande serviço
censurando-lhe os defeitos, pois só assim poderia corrigir-se.
* * *
Certo prisioneiro, que estava à venda, dirigia-lhe muitas acusações.
- Ponde-o em liberdade - disse Filipe. - Não sabia que era dos meus amigos.
* * *
Sugerindo-lhe alguém a punição de um homem que dele tinha falado mal, respondeu:
- Vejamos primeiro se lhe demos motivo para isso.
* * *
O embaixador de Atenas acabava de expor-lhe com muita insolência a sua missão.
Filipe ouviu-o com paciência. Ao final perguntou ao agressor:
- Que poderia eu fazer que fosse agradável à República?
Obteve a resposta:
- Enforcares-te.
Os expectadores, indignados, dispunham-se a puni-lo. Filipe não deixou, dizendo:
- Deixai em paz esse bobo; e dirigindo-se aos outros embaixadores:
- Dizei aos vossos compatriotas que aquele que insulta deste modo é muito inferior
ao que, podendo puni-lo, perdoa-lhe.

"Nada façais por contenda ou por vangloria, mas por humildade; cada um considere
os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas
cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento
que houve também em Cristo Jesus" (Fp 2.3-5).

UMA ESPOSA MUITO PACIENTE

Um homem vivia sob a influência de maus companheiros, entregue ao vício da
embriaguez. Seus companheiros não podiam crer que ele tivesse uma boa e paciente esposa;
por isso, foram à sua casa certa noite e fizeram uma terrível desordem e muito barulho. O
marido ainda exigiu da esposa que ela preparasse uma refeição para eles. Ela, no seu espírito
religioso, o fez, sem se queixar. Os outros, diante de tanta singularidade, perguntaram-lhe:
- Por que a senhora satisfaz todas as vontades de seu impertinente marido?
- Bem - disse ela - os bêbados só têm uma vida; como diz na Bíblia, eles não
herdarão o reino de Deus. Por isso procuro fazer a sua vida aqui na terra tão feliz quanto
possível.
Envergonhados, os maus companheiros deixaram aquela casa e naquela mesma noite,
o esposo viciado, entregou-se a Jesus.

"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com
que fostes chamados. Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportandovos
uns aos outros em amor" (Ef 4.1,2).

O EXEMPLO DA ARANHA

Roberto Bruce, rei da Escócia, combatendo forças inimigas superiores, embrenhou-se
na floresta, e, escondido, desanimado, passou a observar o sacrifício de uma aranha que
tentava construir o seu ninho, entrelaçando fios entre um pau e outro. Alguns lances difíceis,
mas a aranha não se desanimava. Tentava uma, duas, seis vezes, até conseguir o seu intento.
Mirando-se naquele animalzinho que lhe dava um belo exemplo de tenacidade, ele
pensou:
- Se uma aranha pequenina pode vencer a adversidade, eu, um rei, não devo desistir
tão facilmente.
Bruce saiu do esconderijo, reuniu os soldados, e munido de nova coragem e
determinação, entusiasmou a todos. Venceu o inimigo na sétima batalha.
"Na vossa paciência, possuí as vossas almas" (Lc 21.19).

EU TENHO JESUS NO CORAÇÃO

Euclides da Cunha assistia horrorizado à selvageria com que um dos assessores do
comandante tratava os jagunços. Sua alma sensível de pessoa civilizada entristecia-se ante
tão deprimente espetáculo de barbaria, ordenado pelo carrasco.
Uma tarde, encontrando esse comandante violento carregando na farda um crucifixo
de ouro, perguntou:
- Que é isto?
- É Jesus, respondeu o oficial.
- Pois olhe - disse-lhe o autor de "Os Sertões", batendo no peito: - Eu o tenho aqui
dentro do coração, e Ele me repreende quando faço o mal. E o seu Jesus?
"Porque o Senhor disse: Pois este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e
com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor
para comigo consiste só em mandamentos de homens..." (Is 29.13).